sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Síndrome dos ovários policísticos ou SOP

Uma mulher bonita não é aquela de quem se elogiam as pernas ou os braços, mas aquela cuja inteira aparência é de tal beleza que não deixa possibilidades para admirar as partes isoladas.

Gostaria de pedir desculpas a vocês porque disse que voltaria ontem para postar nossa primeira postagem,e realmente eu o fiz,mas como ainda não sei mexer muito bem em blog kkkk,eu programei a mensagem e ela não foi publicada.Mas hoje estou aqui novamente e como primeira postagem falaremos sobre o corpo feminino e sua saúde.Vamos la então...

A ilustração acima representa o nosso corpitcho internamente. E a seguir mostrarei também uma figura com a finalidade de orientar a mulher no conhecimento do seu corpo.

Muitas mulheres hoje já estão bem desenvolvidas nos sentido de preconceito,pois antigamente não era muito comum mãe conversar com filha sobre assuntos que dizem respeito ao corpo feminino e a seu funcionamento.Existia vários tabus que com o tempo foram sendo quebrados e hoje já não existem com tanta força.Na evolução e na conquista por espaço,a mulher conseguiu fazer vários avanços,a meu ver alguns foram ruins mas em outros foram ótimos.Mas isso vai do pensamento e opinião de cada um.

Posso dizer que nasci em uma família muito rústica ainda,que carrega valores mais antigos,e que não estão abertos para falar sobre certos assunto,e por isso eu tive que passar certas coisas para entender.Minha vontade de criar o blog foi justamente essa,ajudar aquelas meninas e mulheres que não tem um dialogo aberto com suas mães,marido,ou médicolembrando que em caso de qualquer suspeita de doença ou algo parecido o melhor a se fazer é procurar ajuda a um especialista formado.

Eu me lembro a primeira vez que fui a uma consulta com o ginecologista,quase cai dura de tanta vergonha e olha que era uma medica mulher em.Eu sem querer estava carregando comigo uma herança da minha família onde a vergonha me impedia de entender sobre meu próprio corpo.Amigas hoje entendo que falar sobre nosso corpo é necessário para que possamos entender tudo que acontece conosco.Não podemos ter vergonha de falar e cuidar daquilo que carregaremos para a vida toda.A única coisa que vamos ter ate morrer e sem duvida alguma,é o nosso corpo e por isso é importante cuidar dele.Se Deus nos deu é porque devemos cuidar.

Se você ainda é novinha procure se orientar com sua mãe,fale para ela tudo que você pensa,faça perguntas,esclareça suas dúvidas e não tenha vergonha disso.

Se você já é casada,fale com seu maridos sobre esses assuntos também, descubram juntos o corpo um do outros e o incentive a se cuidar.

E se de tudo ainda restar duvidas ,va a um médico e esclareça cada uma delas,aconselho também a você procurar um ginecologista com a compania de sua mãe ou seu marido,isso fará muito bem a você,tenha certeza disso.Eu digo isso porque já passei por certas situações que não precisava ter passado se tivesse tido coragem de procurar ajuda com médicos.Hoje eu tenho 21 anos e por enquanto não posso engravidar,primeiramente porque sou evangélica e prefiro guardar meu corpo ate que venha me casar,mas também existe outro problema que so descobri recentemente,quando fui fazer um exame ginecológica.Eu tenho síndrome dos ovários policísticos (SOP),e recentemente vi uma matéria falando sobre o assunto que me ajudou muito e as duvidas que eu ainda tinha eu as esclareci e ainda levei a matéria para a minha medica e juntas falamos sobre o assunto e hoje publicarei ela aqui,para que todas venham entender um pouco mais sobre o assunto.Espero que gostem....

Síndrome dos ovários Policisticos

Irregularidade na menstruação, dificuldade para engravidar, espinhas, crescimento de pelos e aumento de peso. Quando abordados de forma isolada, esses sintomas podem esconder um problema ainda mais complexo, mas que pode ser controlado com tratamentos específicos. Trata-se da síndrome dos ovários policísticos (SOP), transtorno heterogêneo caracterizado por hiperandrogenismo (excesso de hormônios androgênios) e anovulação (falta de ovulação) crônica.

Ginecopatia, isto é, transtorno exclusivo do sexo feminino, a SOP é um distúrbio endócrino que afeta entre 5% e 10% das mulheres em idade reprodutiva, afirma Daniella De Grande Curi, mestre em Ginecologia pela Universidade de São Paulo (USP) e credenciada junto à Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp). Ela classifica ainda como as queixas mais comuns das pacientes sobre a síndrome o hirsutismo, irregularidade menstrual e infertilidade.

“O hirsutismo (crescimento excessivo de pelos na mulher) é a manifestação clínica mais frequente do hiperandrogenismo, seguida pela acne e a alopecia (perda parcial ou total de pelos ou cabelos em áreas específicas do corpo). Já a anovulação crônica é mais comumente caracterizada por espaniomenorreia (intervalo maior que 45 dias entre as menstruações) e amenorreia (ausência regular do ciclo menstrual)”, completa a especialista, da clínica médica Athesis, de São Paulo.

A síndrome consiste no registro de cistos (acúmulo de líquido em cavidades fechadas) no ovário. O diagnóstico pode ser feito por meio de exames clínicos, ultrassom ginecológico (ultrassonografia) e exames laboratoriais. Na maioria dos casos, no entanto, eles não provocam grandes
mudanças no corpo da mulher. A Dra. Daniella explica também que a SOP é diagnóstico de exclusão.




“Existem várias doenças que disfarçam a síndrome e devem ser excluídas, como hipotireoidismo e a hiperplasia adrenal (queda na produção do hormônio cortisol e elevação excessiva de androgênicos). Além disso, para o diagnóstico da SOP é preciso que os sinais e os sintomas se encaixem em critérios propostos por convenções internacionais”, acrescenta.

Quanto mais cedo o diagnóstico, melhor será ainda o prognóstico da doença na prevenção de síndrome metabólica, câncer de endométrio (revestimento interno do útero) e infertilidade. Caso o registro seja mais tardio, o tratamento é o mesmo, devendo-se prestar maior atenção ao quadro de síndrome metabólica e, em alguns casos, a resposta ao tratamento (de irregularidade menstrual, por exemplo) pode ser mais demorada.

Pílula anticoncepcional

A Dra. Daniella explica que não existe cura da SOP, apenas controle. E, para isso, nada melhor do que ocontraceptivo hormonal oral , “sendo as pílulas que contêm progestagênios antiandrogênicos as mais indicadas pela sua ação na inibição do hirsutismo e da acne”. “Esses medicamentos também são capazes de normalizar o ciclo menstrual e controlar a produção androgênica”, acrescenta.

Mas a especialista ressalta que outras medicações podem ser utilizadas ou associadas de acordo com o quadro clínico da paciente, dada a heterogeneidade apresentada pela SOP. A ginecologista recomenda, por exemplo, antiandrogênicos (acetato de ciproterona, finasterida e espironolactona) em caso de hirsutismo acentuado, ou uso de indutores de ovulação quando há desejo de gestação.

Contra a chance elevada de desenvolver síndromes metabólicas, grupo de fatores de risco para doenças vasculares, cardiovasculares e diabetes, indicações importantes são a prática de exercícios físicos, controle alimentar e antidiabéticos orais como metformina. “E para o tratamento do hirsutismo, pode-se associar a depilação a laser para melhores resultados”, acrescenta a Dra. Daniella.

Então gata,se você sente algum dos sintomas,procure um médico!SOP não é o fim do mundo mas também não é brincadeira!!Só o seu médico vai poder te orientar corretamente e te indicar o melhor tratamento!

Então é isso gente!! Espero ter ajudado!

Esta matéria foi retirada do site Gineco e tem seus direito reservados,portanto se você quiser publicá-la devera dar os devidos crédito.

Um comentário:

  1. Eu estava aqui lendo sobre esse assunto e me identifico com ele pois descobri bem cedo que tinha esse problema,sempre achei que não seria mãe ou que seria muito difícil isso acontecer.Tratei com pílula desde menina até adulta e casada,então achando que não engravidaria tão cedo parei a pílula...e foi aí que veio a minha primeira surpresinha...infelizmente perdi meu bebezinho com 6 semanas.Depois engravidei novamente e minha filhinha acabou tenho que nascer com sete meses e faleceu.Mas os médicos me disseram que não tinha nada a ver com a SOP .Descobri que os meus ovários estavam limpos depois do parto e fiquei muito feliz por estar curada,enfim curada depois de tanto tempo!
    Hoje estou grávida outra vez e estou confiante que tudo dará certo pois Deus é fiel!

    É muito importante mesmo pedir orientação ao médico,conversar com a mãe ou alguém de confiança que possa ajudar,isso ajuda muito mesmo.
    E caso alguém tenha medo de não engravidar,não fique assim pois ainda que seja difícil pra Deus não há impossíveis!

    Abraços!

    ResponderExcluir

Olá, tudo bem? Gostou do posts? Deixe seu comentário ou crítica ele é muito importante pra nós. Obrigado por nos fazer blogueiras felizes =D. Fique a vontade. volte sempre! Deus te abençoe.
Obs: todas as pessoas que me visitarem e deixarem comentários,nós retribuiremos a visita e tambem comentaremos.
Caso queira entrar em contato conosco o email é:
coisasdemulher0707@hotmail.com

Obrigado por sua atenção!