segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Exame Papanicolau


Meninas lembram que eu disse que iria explicar cada tipo de exame que uma mulher precisa fazer?Se não se lembra,click aqui e veja a matéria em que este assunto foi mencionado.
Pois então,agora vim aqui para isto.Hoje iremos começar pelo Papanicolau.
Bem,então vamos lá...

O exame ginecológico é um dos mais importantes exames para a saúde da mulher.
É normal que existam medos e ansiedades para a sua realização.
O exame é simples, e tem reduzido as mortes por câncer de colo de útero em 70 %, desde sua criação pelo Dr. George Papanicolaou em 1940. O sucesso do teste é porque êle pode detectar doenças que ocorrem no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer.

Quem pode e deve fazer o exame ?
Todas as mulheres com ou sem atividade sexual devem fazer o exame anualmente.

Qual a melhor época para fazê-lo?
No mínimo uma semana antes de sua menstruação. Evite duchas, cremes vaginais, e relações sexuais tres dias antes do exame.

No que consiste o exame ginecológico ?
O exame completo é constituído do exame das mamas e depois o exame ginecológico. Este é constituído pelo exame externo da vulva e depois a colocação de um especulo na vagina para visualizar a vagina e o colo do útero.
Também consiste no exame de toque vaginal quando o médico coloca dois dedos na vagina para examinar os órgãos internos da pélvis feminina.

Mulheres virgens também devem ser examinadas ?
Sim, existem diversas técnicas que permitem o exame de mulheres virgens. Avise o médico que você é virgem ANTES do exame.

O que o médico vê lá dentro ?
O exame mostra o interior da vagina e o colo do útero.

O que é o colo do útero?
Colo do útero é a parte do útero que fica dentro da vagina.

E o exame preventivo de câncer, o que é ?
Este exame é a colheita de material do colo do útero o qual é mandado para um laboratório especializado em citopatologia. Também é chamado de citologia oncótica, colpocitologia, Papanicolau, e fora do Brasil é conhecido como Pap Test ou Pap Smear. Este exame pode ser complementado com a Colposcopia.

Quais são os possíveis resultados ?
O resultado pode ser fornecido em Classes de Papanicolau que variam de I a V ou em descrição das lesões. Estes resultados devem ser interpretados exclusivamente por seu médico. Se tiver dúvidas pergunte.

Mas este exame só serve para isto ?
Não, a citologia serve para determinar outras condições de saúde de seu corpo tais como nível hormonal, e doenças da vagina e doenças do colo do útero. Por isto é importante que seja o seu médico quem interprete o exame e lhe dê medicamentos específicos para estas alterações.

O exame dói ?
Não. É preciso estar relaxada. Converse com seu médico se estiver com medo.

O que é o câncer de colo de útero?
Câncer de colo do útero são alterações celulares que tem uma progressão gradativa e é por isto que esta é uma doença curável quando descoberta no início.

Onde fazer o exame ?
Se você tem um convênio médico ou usa um médico particular marque uma consulta com seu médico ginecologista de confiança. Este exame também pode ser feito gratuitamenteem qualquer Unidade Básica de Saúde do Sistema Único de Saúde e também em todas as Faculdades de Medicina do Brasil. Procure por um Serviço de Saúde da Mulher.


Espero que tenham gostado da postagem e tenham aprendido um pouco mais sobre a saúde da Mulher,e os cuidados que devemos ter.

Amanha eu volto para falar sobre mais um exame importante.

Deixarei aqui o link de um vídeos explicando como é feito o exame,eu não postei o vídeo pois não sabia se vocês aprovariam,então vou deixar somente o link ok.

Obs: Lembrando que este material foi extraído do site Guia de Saúde,portanto todos os direitos são reservados.


Bjitos
Nanda e Day

Um comentário:

  1. POr sinal os exames mais constragedores que uma mulher possa se submeter. A primeira vez que fiz este exame foi depois que o Yel nasceu, nunca tinha feito levei um ovo da Médica.bjos

    ResponderExcluir

Olá, tudo bem? Gostou do posts? Deixe seu comentário ou crítica ele é muito importante pra nós. Obrigado por nos fazer blogueiras felizes =D. Fique a vontade. volte sempre! Deus te abençoe.
Obs: todas as pessoas que me visitarem e deixarem comentários,nós retribuiremos a visita e tambem comentaremos.
Caso queira entrar em contato conosco o email é:
coisasdemulher0707@hotmail.com

Obrigado por sua atenção!